O gospel brasileiro conta com grandes álbuns, porém alguns são considerados os maiores álbuns gospel brasileiros de todos os tempos.

Neste artigo, você descobrirá quais são os maiores álbuns gospel brasileiros dos últimos anos.

01) Daniela Araújo (2011)

Daniela Araújo (2011)

Daniela Araújo é o álbum de estreia da cantora brasileira Daniela Araújo, lançado em agosto de 2011 pela gravadora Sony Music Brasil.

Produzido pela própria cantora com co-produção de Leonardo Gonçalves e Jorginho Araújo, foi gravado e produzido ao longo de 2006 até o ano de 2011.

O trabalho teve a participação da Orquestra Filarmônica de Praga, a qual foram gravados os arranjos de cordas e metais, na República Tcheca, além de um coral da Igreja Assembleia de Deus da Lapa, em São Paulo.

O álbum foi um sucesso de crítica: Em 2015, foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, o 94º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação dirigida pelo portal Super Gospel.

Em 2019, foi considerado, pelo mesmo portal, o 2º melhor álbum da década de 2010.

02) Ainda não É o Último (2010)

Ainda não É o Último (2010)

Ainda não É o Último é o oitavo álbum de estúdio da banda brasileira de rock Resgate, lançado em 30 de abril de 2010 pela gravadora Sony Music Brasil.

Sendo o primeiro lançamento do selo da gravadora para o mercado cristão, o álbum foi produzido pelo produtor musical e tecladista da banda, Dudu Borges e é caracterizado pelas mudanças musicais promovidas a partir de Até eu Envelhecer, com um estilo mais voltado ao pop rock, sem o uso de sintetizadores, com elementos do hard rock setentista do grupo.

Após seu lançamento, o Resgate fez uma turnê extensa e iniciou um ciclo de viagens até então nunca feitos anteriormente.

Ao mesmo tempo, seus integrantes desligaram-se da Igreja Renascer em Cristo, instituição religiosa a qual eram membros desde a década de 1990, sob muitas especulações.

Com avaliações predominantemente positivas da mídia especializada, o álbum foi considerado pela própria banda como um divisor de águas em sua carreira, assim como ocorreu dez anos antes em Praise.

O videoclipe da canção “Jack, Joe and Nancy in the Mall”, gravado em Londres, recebeu a indicação de Melhor Clipe no prêmio Troféu Promessas.

Veja:  Gospel 2019: Louvores e Adoração de 2019 (Os Melhores)

Em 2015, foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 95º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação dirigida pelo portal Super Gospel.

Em 2019, foi considerado, pelo mesmo portal, o 3º melhor álbum da década de 2010.

03) Na Sala do Pai (2009)

Na Sala do Pai (2009)

Na Sala do Pai é o segundo álbum de estúdio do cantor brasileiro Thalles Roberto.

Alcançando uma alta vendagem no meio cristão, a obra recebeu disco de platina.

O álbum também foi registrado em DVD, dirigido por Alex Passos. Graças ao trabalho, Thalles foi indicado em diversas categorias no Troféu Promessas.

Em 2015, foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 98º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação.

04) Além do que os Olhos Podem Ver (2005)

Além do que os Olhos Podem Ver (2005)

Além do que os Olhos Podem Ver é o 6º álbum de estúdio da banda brasileira de rock Oficina G3, lançado em fevereiro de 2005 pela gravadora MK Music.

Produzido por Geraldo Penna, a obra é caracterizada pela formação reduzida do grupo, sendo o primeiro álbum de sua discografia a conter Juninho Afram como principal vocal nas canções.

Com músicas em maioria escritas por Afram, Duca Tambasco e Jean Carllos, é um trabalho majoritariamente conceitual, caracterizado como uma crítica à hipocrisia religiosa.

O contexto no qual o trio compôs e gravou as canções foi problemático, sobretudo quanto à saída conturbada do ex-vocalista PG e incertezas acerca de um substituto do músico.

A gravação do projeto conteve várias participações especiais e músicos contratados, como o baterista Lufe, o guitarrista Déio Tambasco e o cantor Marcão, na época vocalista da banda Fruto Sagrado.

O trabalho vendeu mais de vinte mil cópias no Brasil em poucos dias de seu lançamento, mais tarde ganhando um certificado de ouro da Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD) por mais de cinquenta mil cópias comercializadas.

O álbum também recebeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor álbum cristão em língua portuguesa, sendo premiado no Troféu Talento em 2006, como o melhor álbum de rock.

Com críticas em maioria positivas da mídia especializada em geral, Além do que os Olhos Podem Ver é geralmente considerado como um dos melhores discos na discografia da Oficina G3, restaurando a concepção totalmente rock de indiferença e mesclando influências do metal progressivo, gênero musical até então não explorado pela banda.

Veja:  Gospel Romântico: CDs de Gospel Romântico Para Você Comprar Online

Em 2015, foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 97º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação.

05) Antes do Sol Nascer (2005)

Antes do Sol Nascer (2005)

Antes do Sol Nascer é o primeiro álbum ao vivo da cantora de música cristã contemporânea Nádia Santolli, lançado pela MK Music em 2005.

O álbum foi produzido pelo cantor Kleber Lucas. O álbum conquistou avaliações favoráveis da crítica e foi eleito o 55º melhor disco da década de 2000, de acordo com lista publicada pelo Super Gospel.

Em 2015, foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 96º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação.

06) Pra Louvar (2004)

Pra Louvar (2004)

Pra Louvor é o álbum de estreia da banda Raiz Coral, lançado em 2004, de forma independente.

O projeto contou com a participação do cantor Leonardo Gonçalves na música “Jesus Meu Guia É”, que foi a faixa de maior relevância do álbum.

O disco trouxe notoriedade imediata para a banda que, no ano seguinte, se apresentou juntamente com o cantor norte-americano Kirk Franklin.

Em termos de vendas, foi o álbum de música negra mais vendido do segmento evangélico.

O álbum foi eleito o 83º melhor disco da década de 2000, de acordo com lista publicada pelo Super Gospel.

Em 2015, foi considerado o 99º maior álbum da música cristã brasileira, numa lista compilada por músicos, historiadores e jornalistas e publicada pelo Super Gospel.

07) Para o Mundo Ouvir (2004)

Para o Mundo Ouvir é o décimo segundo álbum de estúdio da cantora brasileira Rose Nascimento, lançado em 2004 pela gravadora Zekap Gospel.

Em 2015, foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 92º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação.

Além disso, concorreu ao Grammy Latino em 2005, na categoria de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa.

08) Respire Fundo (2004)

Respire Fundo é o álbum de estreia do grupo de rap cristão Ao Cubo, lançado de forma independente em 2004.

Veja:  Gospel 90: Os Maiores Álbuns de Música Gospel Lançados em 1990

A obra teve grande repercussão tanto no meio religioso quanto fora do segmento, destacando-se pelas canções “Naquela Sala” e “1980”, principalmente pela primeira citada, que versa a história de um jovem atraído pelo mundo das drogas.

O repertório de Respire Fundo contém canções que, em sua parte, são críticas sociais, analisando a sociedade no meio urbano por uma ótica cristã.

Ainda há a participação do cantor Pregador Luo em “Incline seus Ouvidos”, David Pereira e Nega Elis em “Naquela Sala” e Templo Soul em “Novo Dia”.

Apesar de ser uma obra independente, já havia vendido mais de 60 mil cópias em 2008, recebendo registro ao vivo em CD e DVD, intitulado Respire Fundo Acústico.

Através do trabalho, o Ao Cubo recebeu indicações a vários prêmios da música, como o Troféu Talento, o Prêmio Hutúz e o Prêmio Hip-hop São Paulo.

O disco foi aclamado pela mídia especializada: Foi eleito o 13º melhor disco da década de 2000, de acordo com lista publicada pelo Super Gospel.

Em 2015, foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 91º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação.

Cifras Gospel Anos 90Cifras Gospel Para IniciantesCifras Gospel Para TecladoCifras Gospel Para Violão
Compartilhe Esta Página: