CDs Gospel: CDs de música gospel internacionais e nacionais para adultos e crianças. Clique Aqui e Confira!

O gospel brasileiro tem grandes e longevos álbuns gospel, porém alguns álbuns são considerados os maiores e mais antigos álbuns gospel brasileiros.

Desde a década de 60, já se lançavam grandiosos álbuns gospel no Brasil. Assim sendo, você pode conferir, logo abaixo, quais são os maiores e mais antigos álbuns gospel brasileiros.

01) Alma Cansada (1968)

Alma Cansada é o álbum de estreia da dupla Jair e Hozana, lançado em 1968 pela gravadora Celeste.

Maior sucesso comercial da dupla, o disco destacou-se no cenário religioso pelas músicas “Alma Cansada” e “Canta Meu Povo”, que tornaram-se sucesso na carreira dos músicos.

Com a extinção da gravadora Celestre, o disco foi relançado pela Louvores do Coração, também em CD.

Em 2015, o disco foi considerado o 18º maior álbum da música cristã brasileira em lista compilada por editorias de vários portais do segmento evangélico, incluindo o Super Gospel.

02) Cem Ovelhas (1973)

Cem Ovelhas é o segundo álbum de estúdio do cantor brasileiro Ozeias de Paula, lançado em 1973 pela gravadora Estrela da Manhã.

Considerado o seu disco de maior sucesso, o álbum vendeu cerca de um a dois milhões de cópias no Brasil, mas por ter sido lançado por um selo independente, nunca teve suas vendas certificadas pela ABPD.

A faixa-título tornou-se a canção mais famosa da carreira do cantor, tornando o disco um dos clássicos da música cristã contemporânea no Brasil.

Quase simultaneamente ao lançamento do disco, Ozeias sofreu um grave acidente automobilístico, do qual se recuperou tempos depois.

Em 2015, foi considerado o 5º maior álbum da música cristã brasileira, numa lista compilada por músicos, historiadores e jornalistas.

Veja:  Música Gospel: a História e a Origem da Música Gospel

03) O que a Lua não Pôde, não Pode, nem Poderá (1974)

O que a Lua não Pôde, não Pode, nem Poderá é o álbum de estreia do cantor brasileiro Wolô, lançado em 1974.

Foi o primeiro disco brasileiro do segmento evangélico a conter repertório totalmente nacional e foi produzido pelo músico Poli.

Além disso, concentrava composições de Wolô, como “Pai Nosso”, canção que se tornou o maior sucesso de sua carreira e foi regravada por vários artistas.

Apesar de ser lançado de forma independente, o disco do cantor recebeu apoio da Aliança Bíblica Universitária (ABU) e superou as expectativas do próprio cantor.

Em 2015, foi considerado o 29º maior álbum da música cristã brasileira, numa lista compilada por músicos, historiadores e jornalistas e publicada pelo Super Gospel.

04) Bonança (1975)

Bonança é o segundo álbum de estúdio da banda de rock cristão Os Cantores de Cristo, lançado em 1975 pela gravadora Favoritos Evangélicos.

A obra é considerada revolucionária e à frente do seu tempo por ter sido um dos primeiros álbuns a utilizar elementos concisos do rock na música cristã brasileira.

Em 2015, foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 71º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação.

05) Calmo, Sereno, Tranquilo (1978)

Calmo, Sereno, Tranquilo é o álbum de estreia de Jayro Trench Gonçalves e Paulo Cezar da Silva, gravado em 1976 e que se tornaria, futuramente, o Grupo Elo.

O destaque do disco veio com “Calmo, Sereno, Tranquilo”, escrita por Ivan Cláudio Borges, e que, posteriormente, seria regravada no disco Ouvi Dizer (1978).

As canções da obra, no geral, possuem influências da música popular brasileira, com a influência de outros gêneros, como o jazz, e são tocadas num violão ovation e contrabaixo.

Veja:  Gospel Brasileiro: Os Maiores Álbuns Gospel Brasileiros dos Últimos Anos

O disco foi rejeitado pela comunidade Palavra da Vida, sendo relançado para o público, de fato, em 1978.

Em 2015, foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 28º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação.

06) De Vento em Popa (1977)

De Vento em Popa é o décimo primeiro álbum de estúdio e o mais notável do grupo cristão Vencedores por Cristo, lançado em 1977 pela gravadora VPC Produções em LP.

Apesar da baixa vendagem em relação aos trabalhos anteriores, é considerado um divisor de águas na música cristã brasileira, principalmente pelo seu repertório conter somente canções nacionais e uma sonoridade brasileira, baseada na MPB, algo inédito para qualquer trabalho de bandas notórias da época.

Contendo músicas de Aristeu Pires, Sérgio Pimenta, Artur Mendes, Guilherme Kerr, Nelson Bomilcar e Ederly Pinheiro Chagas, De Vento em Popa continuou a ser vendido mesmo após trinta anos do seu lançamento, sendo aclamado pelo público e a crítica especializada em geral.

O disco ainda foi alvo de uma dissertação que se tornou livro em 2009, escrito por Jorge Camargo.

Foi considerado por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o maior álbum da música cristã brasileira em uma publicação.

07) Ouvi Dizer (1977)

Ouvi Dizer é o segundo álbum de estúdio do Grupo Elo, lançado em 1978. Considerado o disco mais notório do grupo, incluiu a composição mais conhecida do vocalista Paulo Cezar, “Autor da Minha Fé”, anos depois regravada por vários músicos.

Além da música “Céu, Lindo Céu”. Neste álbum, a banda decidiu regravar “Calmo, Sereno, Tranquilo”, “Mais Perto Quero Estar” e “Junto a Ti” trazendo arranjos mais ousados.

É considerado um dos clássicos da música cristã do Brasil. Em 2015, foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 3º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação.

Veja:  Gospel Romântico: Filmes Românticos e Cristãos Para Assistir no Prime Video

08) Celebraremos com Júbilo (1978)

Celebraremos com Júbilo é o álbum de estreia da dupla Donald Stoll e Asaph Borba, lançado em 1978 de forma independente.

Considerado, em uma publicação, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 4º maior álbum da música cristã brasileira, a obra foi o primeiro registro totalmente dedicado a canções congregacionais no Brasil.

No entanto, o disco foi gravado em estúdios nos Estados Unidos.

Compartilhe Esta Página: