O gospel blues é um tipo de gospel que se desenvolveu muito em países de língua inglesa e, hoje, temos alguns CDs e DVDs de gospel blues excelentes.

Confira, á seguir, algumas opções que valem a pena comprar.

01) The Gospel Of Blues – Sister Rosetta Tharpe

Com 18 faixas datadas de 1938 à 1948, este CD não é apenas uma boa pesquisa de alguns dos melhores trabalhos de Tharpe, mas uma das melhores compilações de qualquer tipo para ilustrar o cruzamento do gospel com o blues, R&B e música secular em geral.

Este CD é ótimo em quaisquer termos, misturando a exuberância devocional do gospel com um acompanhamento de primeira linha que mistura blues, R&B antigo e, ás vezes, algum swing jazz.

Em algumas faixas, Sister Rosetta Tharpe tem o apoio dos grupos de Lucky Millinder e Sammy Price, e a jubilosa “Shout, Sister, Shout!” surge como um elo perdido entre gospel, jazz, blues e o nascimento do rock & roll.

“Trouble in Mind”, “This Train”, “Down by the Riverside” e “Up Above My Head I Hear Music in the Air” são outros destaques.

Clique aqui para comprar este CD!

02) Blues Gospel & Ragtime Guitar Instrumentals – Michael Bloomfield

Este é um ótimo álbum de guitarra instrumental, onde ouve-se um slide de guitarra realmente sólido de Bloomfield.

Esse é um ótimo álbum de Bloomfield. Essa álbum é recomendado para fãs de guitarra e para os fãs de Bloomfield.

Clique aqui para comprar este CD!

03) Saved! – Northern Blues Gospel Allstars

Gospel, blues, jazz, R&B – todos são parentes da árvore genealógica da música descendente dos espirituais cantados por escravos nas plantações.

Veja:  Gospel Sertanejo: CDs e DVDs de Gospel Sertanejo Para Você Conhecer e Comprar

Portanto, faz sentido que o produtor Frazier Mohawk e o selo canadense de blues NorthernBlues unam o gospel e o blues novamente.

Saved! é o resultado da união de artistas gospel americanos e canadenses em uma jam session de música religiosa.

Mas, em vez de um super álbum empolgante de blues gospel, Saved! é um aleatório de estilos de gospel.

As melhores músicas tocam nos estilos de gospel e blues tradicionais. O coro NorthernBlues Gospel Allstars soa cheio e comovente em versões a capella de padrões como “Down By the Riverside” e executa uma versão assustadora de “We Shall Overcome”.

Danny Brooks apresenta um violão e gaita médios em “Righteous Highway”, misturando blues baixo e sujo com letras direcionando os ouvintes para o “lado certo do blues”, como ele diz.

Clique aqui para comprar este CD!

04) All Rise – Gregory Porter

All Rise” marca o retorno de Gregory Porter às suas composições originais, cheias de sentimentos e enriquecidas com filosofia cotidiana e detalhes da vida real, tudo isso traduzido em uma mistura de jazz, soul, blues, gospel e pop.

Gregory Poter é, inegavelmente, uma das maiores vozes da geração, o cantor, premiado duas vezes pelo Grammy, lançou seu álbum “All Rise” em agosto de 2020.

Gregory Porter é um artista contemporâneo de Jazz / Soul com mais de 3 milhões de álbuns vendidos e All Rise é seu sexto álbum de estúdio.

All Rise representa sua revolução artística para algo ainda mais enfático e íntimo.

Ele transborda de canções sobre o amor irreprimível, além de um pequeno protesto, porque o caminho para a cura é acidentado.

Clique aqui para comprar este CD!

05) Primeval Blues Rags and Gospel Songs – Charlie Patton

Este CD é interessante porque ignora alguns dos lados mais conhecidos de Charlie Patton, como “Down the Dirt Road Blues” e “High Sheriff Blues”, em favor de apresentar um Patton mais versátil, capaz de lidar com gospel e até com pop (dê uma olhada em “Some Summer Day” para ouvir um Charlie Patton relativamente mais suave e gentil).

Veja:  Gospel Blues: O que é o Gospel Blues | O Melhor do Gospel Blues

Já que os ritmos e a abordagem geral de Patton podem ser repetitivos às vezes, um único disco como Primeval Blues, Rags e Gospel Songs, que mistura um pouco as coisas, é uma introdução perfeita para ouvintes casuais, mas o trabalho gravado de Patton é tanto o Big Bang quanto o epicentro de country-blues.

Clique aqui para comprar este CD!

06) Live at the Greek Theatre – Gladys Knight and Ray Charles

Esses dois grandes nativos da Geórgia definiram a palavra “soul” e estabeleceram uma mistura contagiante de gospel, blues e jazz como o som musical dominante de uma geração.

Neste DVD, eles se juntam no Greek Theatre em Los Angeles para um show ao vivo comovente com todas as canções mais vendidas que eles popularizaram ao longo das quatro décadas que passaram se apresentando para públicos em todo o mundo!

Gladys Knight recebeu um Grammy por seu single gospel “Heaven Help Us All”.

Junto com Ray Charles, que veio de origens humildes, ela pegou o espírito fervoroso e ardente do evangelho e o inseriu no léxico secular para quebrar barreiras musicais e raciais.

Clique aqui para comprar este DVD!

CDs Gospel: CDs de música gospel internacionais e nacionais para adultos e crianças. Clique Aqui e Confira!

Compartilhe Esta Página: